22 de outubro de 2011

A Volta ao mundo em livros - Part I



Sempre gostei muito de literatura (apesar de anualmente não ler tanto quanto gostaria).
Minha listinha de livros só cresce a cada dia. Ainda mais agora que estou viciado em comprar livros sobre a Europa... E assim lentamente montando os roteiros de viagens que pretendo fazer.
Os guias a de viagens apontam endereços. Como economizar aqui e ali... Apontam os melhores hotéis ou aquele albergue super barato para os mais econômicos.
Porém romances e contos vão além. Desvendam culturas, descrevem cidades, revelam sabor. Podem perfeitamente, ser a melhor fonte de inspiração para as suas viagens.
Vamos começar pela Europa (afinal esse blog é voltado a eurotrip, posteriormente enfatizamos Américas, Asia, Africa e Oceania)

Obs: A lista não segue uma ordem de países.



PORTUGAL


01  - VIAGEM A PORTUGAL - José Saramago
Era para ser uma especie de guia de viagem. Mas como se trata de José Saramago seu livro Viagem a Portugal (Companhia das letras) esta mais para uma jornada filosófica. 
Percorrendo sua terra natal de ponta a ponta, ele recusa caminhos óbvios e deixa-se perder pelo interior. Acaba descobrindo um país repleto de historias deliciosas. No fim, um valioso conselho: "Dê mínimos ouvidos à facilidade dos itinerários comodos e de rasto pisado, aceite enganar-se na estrada voltar atrás"


02 - OS MAIAS - Eça de Queirosz
Os Maias (Atelie Editorial), obra prima de Eça de Queiroz propoe outro tipo de viagem: esta ate o fim do século 19, acompanhando os passos de uma familia nas altas rodas de Lisboa e Sintra








ESPANHA


03 - MADRI
Dos anos em que viveu na Espanha, cobrindo a Guerra Civil (1936 - 1939), o norte americano Ernest Hemingway extraiu livros como O SOL TAMBÉM SE LEVANTA, MORTE NA TARDE  e O VERÃO PERIGOSO.
Todos valem a leitura antes de fazer as malas para a Espanha, mas, se é para escolher um, fique logo com o classico dos classicos: POR QUEM OS SINOS DOBRAM (Bertrand Brasil), que narra o amor de um norte americano e um local na frente da batalha. No cinema, a historia foi vivida por Gary Cooper e Ingid Bergman.



Próximo post: Paris, Provence, Veneza e Barcelona



Abraço Caloroso! (Afinal o começou a esquentar no Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário