15 de novembro de 2011

3 Razões para Viajar Enquanto Você é Jovem

Outra noite, tive uma conversa com uma jovem que tinha algumas decisões pela frente, uma das quais era decidir se deveria ir para a Pós Graduação ou viajar pelo mundo.
Eu a disse para viajar. Sem dúvidas. Sem desculpas. Apenas vá!


Ela suspirou.
“Sim, mas…”
Nunca palavras tão fatais foram ditas.

Sim, mas… e quanto às dívidas?
Sim, mas… e quanto ao meu trabalho?
Sim, mas… e quanto ao meu namorado (ou cachorro, ou carro, ou o que quer que seja)?

“Sim, mas…” é maligno. Porque soa como se tivessemos a melhor das intenções quando na realidade só estamos com medo de fazer o que devemos.
Nos permite ser covardes, soando nobre.
A maioria das pessoas que conheço que esperaram para viajar pelo mundo nunca foram. Por outro lado, muitas pessoas que esperaram pelo mestrado ou por um trabalho estável e viajaram, ainda fizeram essas coisas – afinal.
Tome cuidado com o sim-mas. O sim-mas vai matar seus sonhos.
Eu estava tão incomodado por essa conversa que compartilhei com um grupo de uns 30 jovens adultos na noite passada, muitos dos quais se perguntavam as mesmas questões.

A vida que você sempre quis

Quando você fica mais velho, parece que é como se a vida acontecesse para você. A sua juventude é tempo de potencialização.
Você tem que fazer o que quer. Conforme você amadurece e ganha novas responsabilidades, tem que ser muito incisivo, ter certeza de que não vai perder de vista o que é importante.
Então, se você ainda tem uma quantidade razoável de controle sobre suas circunstâncias, deveria fazer o que realmente importa. Porque a vida não será sempre sobre você.
Durante a maioridade, sua visão de mundo ainda está sendo formada. É importante administrar esse tempo – dar a si mesmo oportunidades de crescer. Uma boa forma de fazer isso é viajando.
Portanto, jovem, viaje.
Viaje amplo e longe.
Viaje audaciosamente.
Viaje com completo desprendimento.

Você se arrependerá de poucos riscos que tomar, quando se tratar disso. Eu o prometo.
Há três razões para viajar quando é jovem:

1. Viajar ensina a viver uma aventura

Quando você pensa em seu passado, encontra momentos dos quais você tem orgulho e pode haver alguns motivos de arrependimento. Provavelmente os seguintes não estarão nos de arrependimento:
- Pedalei ao redor da Golden Gate Bridge
- Apareci na televisão italiana
- Escalei uma ruina Maia
- Aprendi espanhol em três meses
- Passeei por toda a Europa de trêm.

Eles não estão na minha (e o melhor: Eu fiz tudo escrito acima).
O que, então, será [motivo para arrependimento]?
- Conter-se
- Ter medo
- Dar desculpas
- Não tomar mais riscos
- Esperar

Enquanto você é jovem, você deve viajar.
Você deve tomar seu tempo para ver o mundo e provar a completude da vida. Vale qualquer investimento, ou dinheiro ou sacrifício de tempo necessário para esse fim.
Não é questão de ser turista. É experienciar risco e aventura de verdade para não ter que viver o resto de sua vida com medo.

2. Viajar ajuda a criar compaixão

Em sua juventude, você fara escolhas que irão o definir. As disciplinas que você começa agora estarão com você pelo resto de sua vida.
Viajar mudará sua vida de uma forma que poucas outras coisas poderão. Vai te colocar em lugares que vão o forçar a se importar com assuntos que são maiores que você.
Se você for ao Sudeste da Asia, pode encontrar comércio de escravos. Se for ao leste da Europa, pode ver os efeitos do genocídio e da perseguição religiosa. No Haiti, você será testemunha do lado feio do paternalismo Ocidental.
Seu coração irá se partir.
Você vai começar a entender que o mundo é um lugar grande e pequeno. Você terá um novo respeito pela dor e sofrimento que mais de metade do mundo tem como certeza diária. E você se sentirá mais conectado aos outros seres humanos de uma maneira profunda e duradora.
Você aprenderá a se importar.

3. Viajar permite adquirir cultura

Enquanto você ainda é jovem, deve ser cultivado (cultura). Tem que conhecer o mundo e as pessoas magníficas que o compõem.
Não há nada como andar pelo Coliseum ou ver David de Michelangelo pessoalmente. Eu posso descrever a cidade de San Juan e suas maravilhosas praias e lugares históricos para você, mas você realmente tem que ve-la em pessoa para experiencia-la. Você pode ler todos os livros do mundo sobre as Muralhas da China ou sobre The Louvre, mas estar lá é outra história.
O mundo é um lugar deslumbrante, cheio de trabalhos artísticos marcantes. Veja-os.
Faça isso enquanto ainda é jovem. Não desperdice este tempo. Você nunca o terá de volta.
Você tem uma oportunidade crucial de investir a próxima estação da sua vida agora. O que quer que você semeie, você irá colher.
Por favor. Pelo seu bem, faça isso.
Você não será sempre jovem. E a vida não será sempre sobre você. Por isso viaje. Experiencie o mundo em tudo que valer a pena. Torne-se uma pessoa de cultura, aventura e compaixão.

“E se eu não sou jovem?”

Viaje, de qualquer maneira. Pode não ser facil, mas encontre uma forma de sair de sua zona de conforto. Nunca é tarde demais.
Mas se você ainda não está saturado da rotina da vida, eu lhe imploro – viaje. Nunca será mais fácil do que é neste momento para você fazer o que realmente importa.
Se você é jovem, já viajou? Viu o que o mundo tem para oferecer e como isso pode mudar você? O que está te impedindo?

Se for mais velho, viajou quando era jovem?
Quais arrependimentos você tem?

Credits: Jeff Goins

Nenhum comentário:

Postar um comentário