16 de fevereiro de 2012

1º Mochilão (2º parte)

Bom continuando o perrengues que tive no meu primeiro mochilão... Na primeira parte dei um breve relato da visita ao Paragai.

Se você não leu a primeira parte clique aqui

No dia seguinte que voltei do Paragai fui até o Parque Nacional do Iguaçu. 
As Cataratas do Iguaçu são consideradas uma das sete maravilhas do mundo moderno e uma das 10 mais fascinantes paisagens da Terra (pela Conde Nast Traveller). 


Fiquei muito impressionado com o nível de organização do lugar. Já chegando há mapas indicativos em português, inglês e espanhol com informações sobre o lugar. Na entrada há lojas de souvenirs, lanchonetes, banheiros, e vários guias dando informações (inglês, espanhol e português).
Mapa Turistico do Parque Nacional
No Centro de Visitantes pude conhecer um pouco da história do parque. Descobri por exemplo, que em 1916, Santos Dumont, ao conhecer as Cataratas do Rio Iguaçu, ficou tão impressionado com a beleza do lugar que usou o seu prestígio com o então governador da província, para que ali fosse criado um Parque Nacional. 

O Parque é grande. Para isso há ônibus de 2 andares, que percorrem todo o parque.

DICA:  A visita ao Macuco Safari, o famoso passeio pelo rio chegando até as cataratas, custa R$ 169 por pessoa, mas a dica é comprar no próprio hostel ainda na cidade. Lá vendem o voucher em média a R$ 100 por pessoa.

Turistas? Do mundo inteiro!
Um percurso por passarelas com mirantes incríveis a cada curva.

  









Reserve bastante tempo para conhecer  parque (1 dia mais ou menos) vale muito a pena.


Voltei pro hostel e próximo destino Puerto Iguazu na Argentina.
Juntei todas as minhas coisas, arrumei minha mochila, fiz check-out e peguei o ônibus direto para Puerto Iguazu (foto abaixo).


Obs: Motorista argentino não faz a menor questão de tentar te entender, mesmo você usando o famoso Portunhol.


Cerca de de uns 10 minutos estou no porto de imigração argentino para carimbar meu passaporte e entrar bonitinho no país.
Chegando lá o motorista mandou todo mundo que estava no ônibus descer e passar na imigração... 
Desci entrei na fila, a moça do balcão falou "next please" e lá fui eu, comecei a procurar meu documento...


OPSSS! cadê meu passaporte? Cadê a minha identidade? Cadê meu dinheiro?


Revirei minha mochila cheia de roupa, guia turístico, garrafa d'água, bolacha.. ali no meio do posto de imigração entre o Brasil e a Argentina ... Pior não encontrava meus documentos, o policial já estava me olhando com aquela cara de "o que você está fazendo" ... eu já achando que havia sido assaltado e levaria bronca do policial. Mas por sorte lembrei que na mochila existia um bolso "secreto" onde havia guardado meus documentos e dinheiro ali.


(4º lição: Mantenha seus documentos em local fácil de serem localizados)

Guardei minhas coisas na mochila novamente apresentei meu documento para a moça da imigração, perguntaram pra onde eu ia, oque iria fazer e quanto tempo ficaria... e pronto, estou autorizado a entrar na Argentina. Passei minha bagagem no raio-x ... 



 Quando saio do lado de fora do posto policial... cadê meu ônibus? o motorista FDP, me deixou porque eu demorei ¬¬ 
Sentei no chão e fiquei lá esperando, esperando, esperando... 
Enquanto estava lá sentadinho esperando passar outro ônibus um policial veio me perguntar o que eu estava fazendo ali, expliquei que estava apenas esperando o próximo ônibus porque havia perdido o meu... ele não implicou, mas ficou o tempo todo me observando... quase uma hora depois apareceu outro ônibus, como havia guardado o bilhete que avia pago anteriormente pude entrar no ônibus e seguir viagem até Puerto Iguazu passar na imigração)
Dentro do ônibus novamente conheci uma garota de uns 20 e poucos anos, não lembro o nome dela, mas ela me ajudou muito, pois eu não fazia ideia onde deveria descer e pra onde ir... Ela além de me fazer descer no lugar certo, me levou até o balcão da empresa de ônibus onde eu compraria a minha passagem para Posadas (Posadas é uma das cidades da região das missões na Argentina).


Comprei meu passe de ônibus ate posadas pela empresa Rio Urugay (NÃO RECOMENDO)... 
O ônibus faz um trajeto de pouco mais de 300 km, e leva em torno de 7 (SETE) horas...

O ônibus vai parando de vilarejo em vilarejo ... Uma tortura (eu estava com pressa, queria chegar em Posadas ainda com luz do dia)

DICA: Existem ônibus que fazem o trajeto entre Puerto Iguazu/Posadas "direto", mas eu só iria descobrir isso na volta.


7 horas depois, cheguei a Posadas (Argentina), primeiro tentei descobrir onde ficava o hostel que reservei ainda em Foz do Iguaçu... descobri que eu estava de um lado da cidade e o hostel era do outro lado da cidade...
Achei um ponto de taxi e mostrei o endereço, combinamos o preço ate o local e lá fui eu sem saber pra onde o senhor me levaria (O transito em Posadas é caótico, uma terra sem lei praticamente, quase me senti na Índia).
No caminho o taxista percebeu que eu era brasileiro e logo foi falando que quando era jovem sempre quis viajar para o Brasil conhecer o Rio de Janeiro e São Paulo, mas agora ele se achava muito velho para viajar (ele devia ter uns 60 anos).



Fachada Hostel Vuela el Pez
Havia feito reserva no Hostel Vuela el Pez, por sinal indico para todos que um dia visitarem Posadas.
Staffs simpáticos prestativos, ambiente agradável, camas confortáveis. Pecam apenas por não oferecer café da manhã.


Como cheguei no hostel já era quase 22hrs acabei indo direto dormir.
A baixo algumas fotos internas do hostel.






 No próximo post conto como foi a experiência de conhecer Posadas e o PERRENGUE PRINCIPAL da viagem.


Um abraço!
E.

Nenhum comentário:

Postar um comentário