10 de agosto de 2012

Momento certo para o intercâmbio!

Será que agora é um bom momento para fazer intercâmbio?


Porque fazer um intercâmbio?

O grande motivo para se fazer um intercâmbio é sem sombra de dúvida a busca por qualificação em uma língua estrangeira e da experiência de vida que se ganha morando fora. Esta qualificação somada a experiência de vida é muito bem vista pelo mercado de trabalho que ao longo dos anos tem se tornado cada vez mais exigente na busca profissionais.
No mundo globalizado que vivemos, ter esta experiência em outra cultura é extremamente valorizada.

Porque fazer um intercâmbio agora?

Nos próximos anos O Brasil será o centro das atenções esportivas no mundo por conta de dois Mega Eventos Internacionais. A Copa do Mundo Fifa de 2014 e os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 2016. Junto com estes Mega Eventos que vem para o Brasil vem também muito investimento em todos os setores, o que vai fazer o Brasil se desenvolver para atender a grande demanda de turismo que vai inflar o país e com isto vai gerar muitos empregos. Os turistas que visitarem o Brasil não virão apenas para torcer por suas seleções nos jogos da Copa do Mundo ou disputas incríveis por recordes e medalhas nos Jogos Olímpicos. Eles também virão ao Brasil em busca de oportunidades para desenvolver negócios com as empresas daqui. Logo a demanda por profissionais que dominem outro idioma vai crescer consideravelmente e as chances de quem se qualificar em outra língua serão muito boas para conseguir um bom emprego ou mesmo desenvolver algum negócio próprio. No Brasil hoje faltam profissionais qualificados.

Devo fazer um intercâmbio de quanto tempo?

O tempo que você quiser, aguentar ou puder. Existem programas de intercâmbio que a duração varia de 1 mês até 1 ano. Tem muita gente que gastas os 30 dias de férias no exterior aprendendo um novo idioma e cultura. Tem gente que larga tudo no Brasil e vai estudar e trabalhar no exterior em programas que duram de 3 a 12 meses(as vezes até mais que isto). Cada um tem um perfil e sabe melhor o que vai ser mais eficiente para si próprio. Se você tem um emprego bom e consegue ver boas oportunidades em sua empresa, invista seus 30 dias de férias em um programa de intercâmbio e aprenda outra língua, outra cultura e faça contatos que possam ser importantes profissionalmente. Agora se você não está bem empregado/estabilizado e não consegue ver boas possibilidades no seu trabalho, pode ser o caso de você considerar fazer um intercâmbio por mais tempo e tirar o máximo proveito desta experiência.

Quais são os destinos mais comuns?

Para aprender inglês: Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Irlanda,Austrália, Nova Zelândia, Malta e África do Sul.
Para aprender espanhol: Espanha, Argentina, México, Chile, Bolívia, Peru e Equador.
Para aprender francês: França e Canadá(Quebec).
Para aprender Alemão: Alemanha.
Para aprender italiano: Itália.
Para aprender chinês: China, especificamente nas cidades de Beijing e Shangai.
Cada destino tem seus atrativos, vantagens e desvantagens. O que é bom para um pode não ser necessariamente bom para o outro. Daí basta pesquisar sobre estes destinos e assim escolher um lugar que tenha haver com você e seu estilo de vida.

Morar no exterior é caro?

Sim e não. Se você fizer um bom planejamento, ser disciplinado e organizado você não terá problemas. Se você não tiver estas qualidades, o intercâmbio será uma excelente oportunidade para desenvolve-las.


Oportunidades

Existem programas de intercâmbio hoje que chegam a custar cerca R$9.000* (Nove mil Reais) para estudar na Irlanda por 6 meses podendo ainda trabalhar legalmente por até 12 meses. É uma excelente oportunidade de aprender outro idioma, viver outra cultura e ainda trabalhar no exterior e ganhar experiência internacional.
*indiscutivelmente este valor pode variar para mais e para menos não cabendo a mim nenhuma responsabilidade de garantir o mesmo.
Para quem não quer ir longe e ainda pretende gastar pouco, nos países da América do Sul como Argentina, Chile, Bolívia,Peru e Equador e também no México você vai encontrar excelentes escolas para aprender espanhol com preços acessíveis.

Não perca tempo!

O relógio não vai parar para que você se organize e planeje seu intercâmbio. Temos menos de 2 anos até a Copa do Mundo de 2014. Tempo mais do que suficiente para você desenvolver novas habilidades, ganhar novos conhecimentos e viajar em uma nova cultura!

Fonte: Marcelo Goes

Nenhum comentário:

Postar um comentário