9 de agosto de 2012

Trilhas & Caminhadas na Europa


Uma forma ativa e divertida de descobrir a Europa é fazendo caminhadas. Você pode andar em casal, em família ou com um grupo de amigos e desbravar um caminho fácil nos campos ou uma trilha radical na montanha.
Caminhar é a melhor maneira de chegar a lugares escondidos, apreciar paisagens deslumbrantes e ter uma incomparável experiência cultural, em qualquer uma das regiões europeias. 
Associação Europeia de Caminhantes é uma organização que cobre todas as associações de dos amantes de trilhas no continente. Seus objetivos são o desenvolvimento sustentável de caminhadas, a proteção do patrimônio cultural europeu e a preservação do espaço rural. Seu "Código Europeu da Boa Caminhada" encoraja o respeito mútuo entre os caminhantes e os países visitados.
A duração de uma caminhada é extremamente variável, indo de menos de uma hora a dias ou mesmo semanas com acomodações ao longo do percurso.

Principais trilhas da Europa

A Europa oferece aos entusiastas de caminhadas onze trajetos de longa distância (identificado pela letra "E", seguida de um número). Eles permitem que você cruze a Europa de norte a sul e de leste a oeste. A extensão e variedade das trilhas é impressionante: você pode escolher fazer o caminho todo ou apenas partes dele, de acordo com o tempo disponível.
Uma das trilhas mais interessantes é a E6, que começa na Finlândia e atravessa o sudoeste da Suécia, via Estocolmo e a região dos lagos. De lá, vai para a Dinamarca e depois até a fronteira da Alemanha. Em seguida, segue a costa sudoeste do mar Báltico até Kiel, continuando a Braunschweig e passando depois parte da floresta da Bavária onde alcança a Áustria e a famosa região de Wachau e a cidade de Melk. 
Em seguida, o percurso segue pela Eslovênia, um paraíso para caminhadas, com sua natureza esplêndida. Em seguida, prepare-se para os Alpes Dináricos e os Alpes Julianos. A E6 continua pela área de Karst até atingir o norte da Grécia na sua "espinha dorsal", a Serra de Pindo. Alí é possível conhecer as estações de esqui e as aldeias empoleiradas no alto das montanhas como Samarina, a aldeia mais alta da Grécia. Você verá também o Egnatia, uma das antigas vias romanas. Essa rota atravessa 5.200 km e sete países diferentes. 
O caminho E4 começa em Tarifa, na ponta do extremo sul da Espanha. A trilha continua em direção ao norte, atravessando a região de Andaluzia, onde é possível maravilhar-se com a Alhambra de Granada e com Murcia e Ronda. Continuando, o percurso leva até os Pirineus, através de Andorra e rumo à França. Basta continuar para visitar as regiões sublimes do Languedoc, Cévennes, Ardèche e Vale do Rhône, a caminho da Suíça. A trilha segue pelas montanhas de Jura até ao Lago de Constança, indo em direção à Alemanha e à Áustria. Nos dois países, é possível escolher entre dois caminhos com níveis de dificuldade diferentes, que levam à Hungria.
O caminho conhecido como "A Rota Azul" atravessa os campos húngaros desde a fronteira austríaca até à fronteira com a Eslováquia, passando por Budapeste e o Lago Balaton. Em seguida, passa pela Bulgária atravessando as montanhas de Rila e Pirin e alcança a Grécia. Do norte da Grécia o trajeto continua para a parte central do país e para o Peloponeso. Ao longo do caminho você pode conferir a beleza das paisagens gregas e a riqueza cultural do país, tendo a oportunidade de visitar locais inesquecíveis como os mosteiros de Meteora e as cidades de Delfos, Corinto e as ruínas da lendária Esparta. 
Um ferry faz a travessia e a rota continua até Creta. O final da via E4 está no Chipre, após a passagem por Larnaca, Paphos, reservas naturais e o Vale do Cedro, entre outros. O caminho permite que você descubra típicas zonas rurais, todos com valor histórico, arqueológico, cultural e ecológico impressionante. Ao todo, o caminho se estende por dez mil quilômetros e passa por nove países europeus.

A Via Alpina

A Via Alpina oferece um itinerário que passa em oito países alpinos. Este percurso atravessa a cadeia principal dos Alpes várias vezes ligando Trieste (Itália) com Mônaco, passando pela Baviera (Alemanha), Liechtenstein, França, Eslovênia, Áustria e Suíça. Mais do que uma viagem, trata-se de uma iniciação à Europa, com lições de geografia, história e cultura. Respire o ar puro da montanha, aprecie a flora e a fauna protegida, e admire os cenários suntuosos em vários parques nacionais!

Caminhadas nas ilhas

O Reino Unido tem muitos encantos escondidos: a paisagem inglesa suave de Devon, o Distrito dos Lagos, montanhas e parques, a costa rochosa do País de Gales e as paisagens selvagens e impressionantes da Escócia e da Irlanda do Norte.
A Irlanda é repleta de montanhas e vales românticos cobertos de uma rica vegetação, onde você pode conferir uma variedade de paisagens e o calor do povo local.
Na Espanha visite as Ilhas Canárias, e particularmente Gran Canária, parcialmente protegida pela UNESCO e dona de uma beleza indescritível, com panoramas de rochas vulcânicas e quedas d’água. 
Nos Açores, em Portugal, sinta o calor do alto das crateras vulcânicas da região e depois mergulhe nas lagoas cercada por uma vegetação exuberante. Na ilha de Madeira, mergulhe no ambiente exótico da floresta Laruisliva ou explorar a paisagem impressionante seguindo os 1400 quilômetros da rede de irrigação da ilha.

Norte do continente

A Finlândia, país dos mil lagos e 35 parques nacionais oferece uma infinidade de opções de trilhas em florestas à margem de rios e lagos. A vista panorâmica da natureza, extremamente preservada, é impressionante. Na Lapônia, na parte norte do país, o Pallas-Yllästunturi National Park oferece inúmeras trilhas em uma paisagem de pequenas colinas, tundra e imensos vales. É nessa paisagem de sonho que aparece a aurora boreal.
A Islândia atrai caminhantes fãs de amplos espaços: planícies enormes varridas pelo vento, território vulcânico e geleiras. As trilhas, que variam em distância e grau de dificuldade, levam a cascatas esplêndidas, fontes termais e gêiseres. 
Na Noruega, é possível escolher a sua própria fórmula: uma caminhada ao longo dos fiordes, em uma geleira ou um passeio na floresta. A Suécia é atravessada por trilhas marcadas que vão da costa do Báltico ao extremo norte. Aqueles que apreciam a paisagem deserta com fauna tipicamente nórdica devem ir à Lapônia sueca acompanhar as renas nos passos dos nômades do passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário