10 de agosto de 2012

Tromso e a Aurora Boreal

Olá leitores, preparem os casacos de inverno pois estamos a caminho da terra gélida chamada Noruega.


O melhor e mais lindo espetáculo do inverno.

As mesmas regiões extremas do norte da Europa que proporcionam  intermináveis dias de sol no verão prometem algo igualmente notável durante os desanimados meses de inverno: A aurora boreal, ou "Luzes do norte".

Sabemos que as luzes são causadas por partículas carregadas de oxigênio e nitrogênio trazidas da superfície do Sol pelos ventos solares, que penetram em nossa atmosfera e explodem. 
Mesmo com todo o conhecimento cientifico disponível  não é possível saber precisamente quando vão surgir estas nuvens luminosas de verde, amarelo, violeta, vermelho e azul.
Chamamos de Aurora Boreal fenômeno registrado no polo norte e Aurora Austral no polo sul.

Viajantes de todo o planeta se deslocam para os lugares mais próximos dos polos (Ponto em que  o campo magnético é vertical). A Exemplo: Canadá, Alaska, Noruega, Finlândia, e Rússia.A Aurora Austral infelizmente só é vista da Antártida e com muita sorte no sul da Austrália.
O melhor lugar para ver a Aurora Boreal?


O local mais conhecido e indicado para apreciação da Aurora Boreal é a cidade de Tromso no extremo norte da  Noruega, conhecida mundialmente como a CAPITAL DA AURORA BOREAL.


Qual o período mais indicado para ver a Aurora Boreal?

As noites gélidas entre os meses de Dezembro a Março é o período mais indicado para ver ao fenômeno.Preferencialmente no período de lua nova com poucas nuvens no céu.
Fiz uma pesquisa sobre quando serão as próximas.

Agora já podemos começar a planejar a viagem segundo o 
calendário de lua cheia (Se tudo der certo pretendo visitar Tromso na lua nova de 11/03/2013... vamos junto?)

Segundos estudos 2012 e 2013 serão os melhores anos para ver o fenômeno da Aurora Boreal.
O Sol tem um ciclo de explosões que atinge seu grau máximo a cada 11 anos. Cientistas que monitoram essas explosões solares, preveem que o ciclo 24 (atual) atinja seu pico entre 2012 e 203... 
Ou seja este é o melhor momento para você começar a programar sua viagem a Noruega.

Os altos preços e a distâncias afastam viajantes da Noruega, porém uma vez alcançados cada centavo será recompensador tanto pela Aurora Boreal, quanto pela beleza indiscutível do país.
Se você está programando uma viagem a Suécia ou Dinamarca e já está achando esses países caros, sinto em dizer, mas a Noruega é pior (em preços).

Uma dica: O portão principal para Tromso é Oslo, de lá partem voos relativamente baratos pela companhia aérea Norwegian ( http://www.norwegian.com ).



3 comentários:

  1. Simplesmente o melhor post sobre isso que eu já vi. Vocês ja compraram algo ou estão somente planejando. Um dos meus objetivos aqui na Europa é fazer essa viagem.

    Velho... obrigado por esse post! E se tiver uma vaga na turma eu to dentrasso.

    Te linkei no meu blog.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Muiito legal seu blog.. gostei bastante :)
    vc ainda ta em dublin?
    vou em agosto somente :/
    to contando os dias.. beijos

    ResponderExcluir